sábado, 28 de julho de 2012

LIVRO COMPLETO: TOTALIDADE HUMANA EM BUSCA DA VIDA–MEU PRIMEIRO LIVRO 2004.

ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO LIVROS (8)

TOTALIDADE HUMANA

 

             Um livro que traz em todas as suas palavras a esperança e a positividade crítica presente em todo ser humano. Buscando, através de mensagens motivacionais, levar a pessoa a ser cada vez mais completa, não pelo envolvimento tecnológico, mas pela busca de sua humanidade. Em suas páginas caminhos para a felicidade, dentro da fragilidade humana.

 

 

 

Dedico esta obra

às pessoas que sonharam

juntamente comigo

e que possibilitaram a

concretização de um sonho.

 

A Deus,

aos meus familiares,

aos amigos, amigas e professores

 do Curso Normal Superior – UNEC,

aos meus queridos alunos e alunas,

aos colegas de trabalho.

 

Não há tesouro maior no mundo do que

 a alegria de um sonho realizado.

 

José Maria Cardoso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFLEXÕES SOBRE A VIDA

 

          Em nosso mundo complicado  pelo excesso de informações e pelo avanço tecnológico, torna-se necessário uma análise detalhada do ser humano, de suas  qualidades ou não, para que haja uma mudança comportamental que proporcione uma vida completa, não vivida pelas metades, sem dignidade. Para isto não bastam respostas prontas, e sim, que cada indivíduo avalie sua vida e sugira a si mesmo a melhor solução. As reflexões presentes neste livro querem ser as fomentadoras, ou seja, incentivadoras de uma mudança de vida realizada pela própria pessoa.

 

***

          Muitas vezes, a mudança de vida que tanto queremos, é uma simples questão de fazer criativamente o que já fazemos todos os dias. Mas em outros momentos, é preciso questionar e resignificar sua existência, fazendo perguntas de auto-análise. Pois há pessoas que têm muita consciência de suas limitações, mas não conhecem seu potencial como ser humano dotado de vários dons, ou vice-versa, desta forma tornam-se pessoas sem estímulo ou ponto de apoio. Em nossas vidas, devemos saber dosar, no palco da construção pessoal, as limitações e os potenciais; evitando ao máximo as comparações com outras pessoas. O mais importante não é vencer as marcas, as conquistas, as posses do outro, e sim, a cada dia, que vençamos nossas próprias marcas, na conquista de nossos objetivos; buscando alternativas para a felicidade e a realização. Não importa a idade, o sexo, a cor da pele ou a situação em que nos encontramos, sempre é hora de recomeçar, pois sempre haverá um novo Sol no horizonte para aqueles que acordam e olham pela janela o amanhã de sua vida. Uma boa forma de recomeçar, é saber se perdoar das correntes da culpa, por não ser perfeito, por não ter conseguido realizar tudo o que queria. Uma mente livre de preocupações facilita a busca de respostas e a entrada da auto-realização.

          Por outro lado, ou muitas vezes, quando as pessoas estão passando por momentos complicados, talvez seja melhor que cheguem ao limite de suas forças e entendam que é preciso ousar, falar de seus erros e acertos, não ficar chorando o passado, descobrir novos lugares, encontrar  pessoas, sair da solidão... Chegando ao limite, notar que é hora de então começar o longo caminho de volta em direção ao ser humano, recuperando sua dignidade.

 

***

 

          Quando somos magoados por alguém, o primeiro sentimento é a raiva, o que não deixa de ser normal, pois é uma forma de defesa do nosso corpo contra o ataque externo. Com o tempo, este sentimento de raiva deveria passar normalmente, ficando somente a lembrança do acontecido, mas muitas pessoas preferem guardar o sentimento da mágoa no coração e no pensamento. Assim, tornam-se amarguradas, cheias de complexos e com muito medo de envolverem-se novamente em qualquer relação. Muitas dessas pessoas passam a ter doenças emocionais, por que não conseguem perdoar as outras pessoas e a si mesmo, pelos fatos desagradáveis que aconteceram em suas vidas no passado. Passam  a caminhar no sentido contrário da felicidade. Por outro lado, a própria vida mostra que perdoar aqueles que nos magoam  pode trazer profundos benefícios, como o controle da raiva, a redução do estresse e, talvez o mais importante, a melhora da saúde. Sendo que,  o simples fato de pensar em solucionar uma mágoa poderá nos ajudar a aumentar nosso nível de amor próprio e nosso envolvimento social. Lembre-se, que não existe uma solução única e rápida para os males do coração, mas que você precisa treinar seu coração para o perdão constante. Seja qual for a  nossa maneira de neutralizar a raiva, o perdão pode ser poderoso. E embora não possamos mudar o passado, confrontar problemas não resolvidos  e as pessoas por trás deles pode conduzir a um futuro mais saudável. A verdade é que não adianta sofrer por não perdoar, pois é perdoando que se é perdoado.

 

***

          Todas as situações cotidianas têm um lado cômico, e um lado trágico. Procure sempre enxergar o lado cômico das coisas. A vida tem um lado humorado muito interessante. O melhor para ter uma vida saudável é adotar uma atitude humorada. O riso é libertador. O bem-humorado é uma pessoa muito mais livre, pois está sempre encontrando saídas para as pressões diárias. Quando nós somos capazes de rir de um determinado problema, temos a capacidade de resolvê-lo ou pelo menos aprender a lidar com ele, ou seja, o riso nos capacita para o auto-controle. O verdadeiro humor é aquele em que você ri de si mesmo, pois vem da auto-análise, o que indica um grande amadurecimento pessoal. Não damos risadas porque estamos felizes; estamos felizes porque damos risadas. A felicidade, mais que um direito divino, é um dever de todo ser humano para consigo mesmo; uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida, recriada e aprimorada a partir do nosso primeiro choro e grito de vida. Uma felicidade encontrada na prática responsável de seus talentos, competências e  habilidades a favor do planeta e de seus habitantes.

          As pessoas felizes têm benefícios concretos como a melhoria da saúde, criatividade, é até altruísmo, todos acentuados com a felicidade. Além disso, as pessoas felizes têm tendência à caridade, e a uma vida social  melhor. As pessoas, que são bem-humoradas, também têm  maior probabilidade de resistirem as tentações; e  quando escorregam pelo caminho recuperam-se mais rápido. Da mesma forma, as pessoas que abraçam e fazem carinho com freqüência mantêm relacionamentos mais sadios e duradouros.

 

***

          Desde o início da civilização humana, o homem vem procurando melhorar as suas formas de comunicação. Hoje, temos infinitas formas e meios de comunicação, mas o que se tem visto é que as pessoas perderam a capacidade de dialogar frente a frente, tornando as relações formais e impessoais. A própria agitação da vida diária  nos tira a capacidade de dar atenção às pessoas, pois sempre estamos pensando no futuro, e esquecemos de viver aquele momento, de aproveitar a riqueza do dialogar. O verdadeiro contato só existe quando se estabelece o “nós”, quando completamos os outros e deixamos os outros nos completar. Isto vale para qualquer tipo de relação: da afetiva até a comercial. Quanto mais você falar, ouvir e estabelecer vínculos com as pessoas, maior será a probabilidade de que os outros retribuam essa atenção. Que ouvir é mais importante do que falar, todos nós já sabemos, mas algumas pessoas escondem-se atrás desta afirmação e tornam-se submissa por não esporem seus ideais. Outras pessoas deixam de conversar por pensarem que não vão obter o resultado esperado; esquecem que o processo do diálogo é muito mais importante do que seu resultado. O melhor mesmo é colocar os assuntos em cima da mesa e tomar decisões claras; levantando os pontos fortes e fracos em cada uma das opções. O modo de dialogar é a essência de qualquer relação humana. Ser capaz de escutar e expressar sua opinião  sem desmerecer o outro é uma habilidade maravilhosa.

 

***

          O ser humano é formado por corpo, mente, emoção e espírito. Uma melhoria na qualidade de  vida e superação de obstáculos deve dar foco no desenvolvimento pessoal, íntimo e começa pela capacidade física, mental, emocional e espiritual do ser como um todo. A forma como reagimos às situações de tensão é um fator determinante para a nossa qualidade de vida, ou seja, nos fortalecem. Quem nunca se preparou para controlar suas emoções até o limite, cairá bem antes que esse limite se aproxime. Ou superamos os desafios por meio da ação e nos tornamos dignos, ou ficamos arrastando os nossos problemas para todos os lados e destruímos a nossa qualidade de vida. Os seres vitoriosos são aqueles que reconhecem sua fragilidade, assumem seus erros e aprendem com eles; preferem agir em vez de se queixar e usam sua força na construção de situações melhores. Pessoas que sabem que a vida é um constante desafio a ser vencido com amor e alegria. Pessoas como você, que sabe que realizar é melhor do que sofrer. Pessoas que têm metas claras e mantêm em perfeito equilíbrio o seu eixo interno, uma linha imaginária, central que conecta, liga, e alinha a mente, o corpo e a alma.

          Em nossa vida devemos ter iniciativas. É melhor errar buscando realizar algo do que se tornar uma marionete (boneco) nas mãos dos outros. Quem se dedica o mínimo possível, só pode obter o mínimo possível, além de tornar-se um frustrado. A falta de iniciativa pode ser estimulada pelo medo da derrota, mas as derrotas fazem parte da vida de qualquer campeão. Neste caso, a primeira coisa a fazer é desvalorizar as derrotas, e depois não confundir derrotas com fracassos. Assim, todos nós agimos com iniciativa na medida em que nossa ação satisfaça nossas necessidades e aspirações.

          O ser humano deve sempre estar aprendendo. Aprendendo um novo papel a cada passo que dá. Se a vida não for tratada como um constante aprendizado, ela fica chata, repetitiva, previsível, sem emoção. Ou melhor, se não renovamos a cada dia, é a gente que se torna repetitivo, chato e previsível. A vida é constantemente bela para quem sabe viver.

 

***

          Muitas vezes, dizemos que não temos sorte, que por mais que tentemos a nossa vida  não melhora, que não conseguimos nunca as coisas que queremos. E realmente, é o que acontece quando não temos atitudes que nos levam ao fortalecimento pessoal e coletivo. Pessoas de sorte, que conquistam o sucesso, são assim por causa de suas atitudes diante da vida, pois aproveitam as oportunidades, têm atos e  expectativas positivas, adotam comportamentos flexíveis diante das situações negativas, sem perderem a identidade e a dignidade. A experiência cotidiana mostra que os pensamentos e os comportamentos, que temos, afetam as conquistas que iremos ter no futuro.  Quanto mais envolvidos estivermos emocionalmente com algo, melhores também serão os resultados. A dedicação com que tratamos os nossos objetivos, é o termômetro de  nossas conquistas.

 

***

          Em nossas vidas, é necessário ter auto-estima (capacidade de gostar de si mesmo). Ter auto-estima elevada é sentir-se confiantemente adequado à vida. Ter auto-estima baixa é sentir-se inadequado à vida, errado como pessoa. Quanto maior nossa auto-estima, mais bem equipados estaremos  para lidar com as adversidades da vida. As pessoas que têm auto-estima alta sabem lidar com as situações desfavoráveis, não ficam presas a idéias  ultrapassadas e estão sempre revendo seus conceitos. Quanto mais flexíveis formos, em nossas convicções de certo ou errado, mais resistiremos à pressão de sucumbir ao desespero ou à derrota. Aceitar um fato libera-nos para a realidade. 

          Fazer planos para a vida é importante. Planos com objetivos claros são bons para qualquer pessoa. Os planos, realizados com sucesso, melhoram a auto-estima, fazem as pessoas se sentirem  mais felizes e sorrirem mais.  Os planos nos fazem saber como saltar os obstáculos quando surgirem e identificar as oportunidades que estão pelo caminho, levando nos ao sucesso e a qualidade de vida.

 

***

          A vida em grupo, e principalmente, na família é uma da mais complicadas, mas também ao mesmo tempo a  que nos traz maior segurança e ganho para todos.

          Difícil pelo fato de que, a convivência exige aceitação e participação do outro em nossa vida, com suas  idéias, habilidades e limitações, o que não é fácil, pois é da natureza humana a competição. O aceitar o outro exige mudança da nossa parte, colocar o que é bom em função do crescimento do grupo; e ao mesmo tempo, podar o que, julgamos ótimo para nós, mas não é favorável à coletividade. No mundo individualista ao extremo, como atualmente, fica muito complicado alguém querer  fazer algo que vá ajudar a coletividade, mas que vá contra os seus interesses individuais. Assim, muitas pessoas preferem fazer o mais fácil e saboroso: lucrar com a infelicidade dos que estão a sua volta; mesmo sabendo que estão errados em suas atitudes. Desta forma, vemos pessoas que são verdadeiras ilhas. Ilhas cheias de status, que negam a fragilidade humana, que escondem dentro de si muitas amarguras, medos e um vazio que não passa. Pessoas que ainda não descobriram a felicidade do crescimento recíproco, que só acontece quando as pessoas se dão a mão em favor de uma mesma causa.  

          Por outro lado, quando as pessoas se abrem de suas vontades, deixam a coletividade falar mais alto, os resultados são incríveis, todos saem ganhando. Procure sempre observar se os seus atos estão contribuindo para o seu crescimento pessoal e coletivo; se as pessoas a sua volta estão completando a sua existência; se em você  também há  algo de bom para os outros; ou se você tornou-se um “poço de auto-suficiência”, que não vê nas outras pessoas algo de bom para você. Um dos grandes problemas de uma pessoa individualista é não ver as outras pessoas como seus irmãos, como detentores da mesma dignidade. E assim, passa a tratar “o outro” como seus servidores e nada mais. A individualidade deve ser respeitada, e até mesmo incentivada, mas o individualismo (egocentrismo) só atrapalha a pessoa e quem está ao seu lado. O individualismo é o contrário do ideal de vida em sociedade, da solidariedade. A solidariedade deve ser o objetivo e a meta de todas as relações humanas.

          Quando quiser tornar-se uma pessoa melhor, ajude uma pessoa a superar os seus desafios. É através do outro que descobrimos e damos sentido verdadeiro a nossa própria existência. A interação é o ponto de partida de todo conhecimento. É nesta interação afetiva com o outro que desenvolvemos nossos sentimentos positiva ou negativamente e construímos a nossa auto-imagem. Só podemos ser indivíduos completos, conscientes, quando nos conhecemos através do olhar do outro. Quando demonstro afetividade por alguém, essa pessoa torna-se meu espelho e eu me torno o dela; refletindo um no sentimento do outro, desenvolvemos um forte vínculo, a própria essência humana.

          Devemos acreditar que um outro mundo é possível, um mundo de relações fraternas. Para isto, torna-se necessário, que cada um dê sua parcela de contribuição na construção de novas formas de ver o mundo e de ver a relação dos seres entre si. As mudanças acontecem quando pensamos e realizamos gestos solidários.  O mínimo que fizermos em prol da solidariedade, certamente é um grande passo para a melhoria de nossas relações familiares, sociais e com o próprio mundo.

 

***

          Se procurássemos, no mundo todo, uma pessoa que não tenha problemas, complicações... certamente, não encontraríamos uma única pessoa, pois todos nós passamos em um momento ou outro por dificuldades. Se não bastassem os problemas, ainda somos levados a ter preocupações diárias, com a violência, as perdas, a falta de segurança no trabalho, a inconstância do nosso futuro e dos filhos. Estas preocupações, somadas a um conjunto de tensões, nos levam a ficar sempre em um estado de ansiedade, que  conseqüentemente nos retira a qualidade de vida pessoal, social  e até econômica, pois faz com que pequenos problemas tornem-se enormes monstros a nos assombrar. A exposição implacável à ansiedade diária, crônica é a grande causa do estresse. Assim, cada vez mais, ficamos grudados em uma teia rotativa formada por problemas – preocupações – tensões – ansiedade, ou o contrário, ansiedade – tensões – preocupações – mais problemas. Sair desta teia ou carrossel de atitudes negativas nem sempre é fácil, mas devemos procurar formas de mudar  essas atitudes negativas em positivas.

          Nos momentos de maiores tensões de nossas vidas, é necessário reservarmos um tempo para limparmos a mente, o que, certamente, melhorará o nosso estado de espírito, trazendo muitos benefícios. A suavidade, em nossos atos diários, não significa fraqueza. Significa seguir o fluxo natural da existência humana, manter-se flexível diante da dureza com que o mundo nos trata. Quem lida bem com o estresse  se recupera mais rápido, física e mentalmente, quando depara com ele. Algumas dicas podem ajudar a lidar com as tensões diárias:

·         Tenha em mente que incidentes sempre acontecem, fazem parte  da vida de todas as pessoas que vivem intensamente;

·         Saiba que por mais que você tente, não tem como impedir que os acidentes  aconteçam;

·         Lembre-se que ficar o tempo todo tentando controlar as coisas e as pessoas não evita que certas surpresas ocorram;

·         Saiba que um pouco de amor e paciência podem ajudar a compreender melhor os acontecimentos diários;

·         Lembre-se que quanto maior for a tensão do lado externo de seu corpo, maior deverá ser  sua calma e sua flexibilidade interior;

·         Encontre tempo para o que é realmente importante para você;

·         Abrace a vida  e não desista dela.

 

***

          Cada pessoa tem uma habilidade ou uma inteligência específica, que precisa ser descoberta e aperfeiçoada. Caso a pessoa não tenha consciência de suas habilidades poderá viver uma vida pela metade, em funções que não lhe farão sentir prazer em realizá-las, por mais que se esforce, pois sempre terá a sensação de estar no lugar errado. O conhecimento e o aperfeiçoamento de suas habilidades ou dons fará com que se torne um ser humano racional e emotivo, lógico e intuitivo, prático e sonhador ao mesmo tempo, certamente mais feliz.

          Em seguida, estão enumeradas algumas inteligências ou habilidades que devem ser aperfeiçoadas por cada ser humano na busca de uma realização pessoal e coletiva. São elas:

·    Verbal (linguagem) – Faça leituras com temas diversificados;

·    Lógica (cálculo) – Treine sua capacidade de resolver problemas diversos;

·    Corporal  (corpo) – Experimente seu corpo, pratique esportes, dance;

·    Musical (som) – Ouça música, análise os ritmos, construa novos sons;

·    Visual (imagem) – Observe construções, pinturas, gravuras e esculturas que estão a sua volta, no todo e nos detalhes;

·    Intrapessoal (autoconhecimento) – Faça um projeto de vida, estabeleça metas e objetivos;

·    Interpessoal (interação) – Tenha gosto e valorize a companhia de outras pessoas;

·    Naturalista (ambiente) – Conviva racionalmente com a natureza;

·    Espiritual (sobrenatural) – Tenha uma religião.

 

***

            Cultive a auto-confiança, você tem poder sobre as suas atitudes e pode escolher o seu comportamento. Escolha aprender, crescer e avançar, sempre. Estabeleça seus próprios limites, eduque-se, preste atenção em suas atitudes e pensamentos. Não se permita seguir caminhos destrutivos. Imagine a vida feliz que quer desfrutar e faça a sua parte para conquistar o que deseja. Antes de  tudo, acredite que pode e o poder lhe será dado. Se você se der uma oportunidade e relaxar nos momentos de grande tensão, a vida seguirá seu caminho e irá encontrar alegria nas menores coisas. À medida que buscar a harmonia sem cobrar-se muito, sem cobrar das outras pessoas, mas vivendo com atenção, esforço e  responsabilidade, se sentirá mais seguro e confiante. Encontre o momento certo de fazer as coisas. Não tente prever o futuro, em vez disso, viva da melhor  maneira que conseguir, tendo sempre em mente que a sua  felicidade ou tristeza dependem unicamente  de  você mesmo.

          Alguns momentos, muitos capítulos do livro de nossa vida podem ser doces inesquecíveis, enquanto outros, dolorosos, mas repletos de lições enriquecedoras. O mais importante é sabermos, ou lembramos, que a caneta está entre os nossos próprios dedos, e que somente nós mesmos poderemos decidir como será o desenrolar da história.

 

 

SONHOS POSSÍVEIS

 

          Existem meios que não podem ser medidos pelos padrões convencionais. Eles têm outra dimensão, outro volume, outro peso. É o caso da imaginação, da fantasia e dos sonhos. Você pode ter um sonho pequeno, que se transforme em algo muito maior. Ou pode ter um grande sonho que, no decorrer do tempo, ajude você a realizar as pequenas e as grandes coisas da vida.

          Na verdade, não é o sonho em si que importa, mas o que você faz com ele. Dependerá de você transformar os seus sonhos em realidade. Por isso busque realizar seus sonhos, por que apesar de tudo a vida tem sabor e sentido, sendo necessário traçar os caminhos, perseguir um objetivo, buscar um horizonte para alcançar uma determinada meta.

          É verdade que nem todos os nossos esforços são reconhecidos, nem sempre recebemos o que julgamos ser correto, principalmente quando olhamos para o lado financeiro. Porém, o amor a aquilo que fazemos e o envolvimento que temos com as pessoas é que irá determinar o grau de nossa satisfação. Se formos dispersos, somos vozes no deserto, mas se trabalhamos agrupados fazemos o mundo todo ouvir nossa voz. Amontoando palavras no dia-a-dia, ficando na teoria das coisas, perdemos o tempo; com ações concretas, construímos sempre.

             Para realizar um bom trabalho, para estar com a  auto-estima elevada, é necessário entender que a melhor recompensa é o amor que vem de Deus. E que para nossa sorte, é grátis. É fácil! Basta amar a nós mesmos e aos outros com a mesma intensidade. Por isso devemos sonhar alto, lutarmos pelo melhor da vida, pois assim, estaremos em harmonia com as pessoas e com o próprio universo.

          Nossa realização pessoal e coletiva não pode depender das palmas ou elogios que recebemos ou não, mas sim, da convicção de que demos o melhor que tínhamos a oferecer naquele momento. A vida nos coloca vários obstáculos, não para nos destruir, mas para nos ajudar a viver melhor. Ficar esperando a solução de nossos problemas, só atrasa a realização de nossos sonhos. Os vencedores são aqueles que saíram na frente dos que tiveram medo de começar a corrida em busca da felicidade.

          Os desafios, às vezes, nos causam medo, insegurança e até mesmos as perdas; mas quando vemos os frutos, a vitória alcançada, sentimos alegria, satisfação, força, capacidade e, acima de tudo, vontade de estar sempre em busca do melhor para nós. É preciso dar tempo ao tempo para que possamos entender que a vida é mais vida e dar adeus aos males que causamos a nós mesmos. Quando acreditamos em mudanças e temos confiança nas ações práticas, mas também nas emocionais, do dia-a-dia, percebemos com os olhos da fé os bons resultados e os sucessos alcançados.           

          Na vida nunca é tarde de mais para recomeçar, nem mesmo um sonho antigo. Sempre é tempo de realizar o desejo de conquistar o nosso espaço. Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo e começar um processo de renovação, mudar o rumo e seguir em frente. Devemos ser como o rio, que ao ser represado para, aceita, fica imóvel, mas aos poucos vai tomando seu espaço, subindo em volta de si mesmo, sua subida  torna-se imperceptível aos olhos dos desatentos e quando menos se espera ele rompe a barragem que o obstruía, seguindo seu caminho em direção ao mar infinito.       Acenda a sua própria luz, e aqueles que estiverem por perto não poderão deixar de enxergá-la. E quanto mais escuro estiver à sua volta, mais a sua luz brilhará. E você será luz também no caminho de outras pessoas.   

          Devemos nos desprender das (más) lembranças, dos (maus) costumes, e outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos nosso vôo. Um vôo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.  Por isso retire os maus pensamentos e alce um lindo vôo para uma nova vida.

         

 

 

SUBINDO A MONTANHA

 

        Em um lugar muito distante, tão longe que a tecnologia ainda não chegou, um homem, ainda jovem, vivia o tempo todo de cabeça baixa, triste. Ele morava sozinho e na maior miséria, mesmo possuindo muitas terras, que recebera de herança. Sempre que alguém lhe perguntava como ele estava, ele reclamava que  não tinha motivo nenhum para estar  feliz. Dizia, que suas costas  doíam, que seus olhos  viviam cheios de poeira, que seu estômago não parava de roncar e doer, que suas pernas estavam fracas, que suas terras não serviam para nada, e uma porção de outras respostas negativas.

          Um dia, passando por ali, um Sábio Andarilho parou para tomar água em seu casebre, e fez novamente a pergunta:

          ___ Como tem passado?

          Antes de pegar a água para o Sábio Andarilho, ele repetiu as respostas  negativas de sempre. Depois, entrou cabisbaixo no casebre e trouxe a água,  em  uma  vasilha de madeira bastante desgastada  pelo tempo.

          O Sábio Andarilho, percebendo  a vida que  aquele homem estava passando,  falou para ele:

          ___ Nas minhas andanças pelo mundo, estive em uma montanha onde vi dois objetos mágicos, que imagino serem de seu interesse. O primeiro é um Vaso de Barro, que transforma qualquer coisa colocada dentro dele em ouro puro e legítimo. O segundo é um Palhaço de Madeira, que ao ser tocado deixa aquela pessoa feliz para sempre. Eu os deixei no pico de uma montanha, dentro de uma pequena caverna. Se quiser poderei indicar o caminho até lá.

          A conversa logo interessou o homem, que pediu mais explicações sobre  o lugar. O  Sábio Andarilho respondeu:

          ___ Na verdade, este local não fica nem tão longe, nem posso dizer que é perto. Se ele é longe ou perto, vai depender da sua dedicação  na caminhada. Encontrar  a montanha não será difícil, pois ela é a única,  em todo o mundo, que fica sempre rodeada por enormes pombos selvagens. Para lhe ajudar, vou fazer alguns desenhos que indicaram os lugares que deverá passar. 

          Logo em seguida, o Sábio Andarilho pôs se a caminhar, desaparecendo na curva da estrada empoeirada. O homem, por outro lado, ficou parado pensando no que fazer.  Ainda, demorou  alguns dias para criar coragem de sair à procura  da tal montanha. Em um momento crítico de sua vida pensou: já faz três dias  que não como nada, as latas estão vazias e minhas costas  estão doendo como nunca, acho que não tenho nada mais a perder,  talvez a morte no caminho possa ser uma ótima solução para  mim. Assim, ele pôs-se a caminhar.

          Andou alguns passos e pensou em desistir, mas olhando para trás sentiu preguiça de voltar, resolvendo continuar. Andou mais três quilômetros, ainda dentro de sua fazenda, vendo tudo seco, sem vegetação, sem animais  ou pássaros. Mas ao sair de sua fazenda, notou a presença de vegetação verde e alguns animais, que iam ficando cada vez mais numerosos à medida que caminhava. Começou a encontrar alimentos silvestres e a comê-los. Depois de aproximadamente quatro dias de caminhada, chegou a uma linda fazenda, onde foi muito bem recebido pelo dono, que o convidou a passar alguns dias ali para descansar.

          Continuando sua caminhada, sempre era muito bem recebido em todos os lugares por onde passava. O acolhimento das outras pessoas o animou e nem mais lembrava  de sua solidão; com o caminhar constante as suas pernas fortaleceram e pararam de doer; a comida que recebia era  farta e seu estômago parou de roncar; de tanto olhar para o alto, para ver  se avistava  a montanha ou os pombos selvagens, já não mais andava cabisbaixo, suas costas pararam de doer e passou a ver a beleza das coisas a  sua volta. Para  comer, em certos lugares, passou a trabalhar de carpinteiro (profissão que  aprendera com seu pai). Com o tempo, até  já possuía um pouco de dinheiro guardado, passando a viajar de ônibus; sempre indo em frente.

          Já havia 20 anos, desde que  saíra de  casa, e ainda não alcançara seu objetivo. Sua história rodou o mundo, ele ficou conhecido com o “Homem da Montanha”. De suas viagens e histórias, ele escreveu milhares de livros, tornando-se famoso e dono de sua própria editora. Casou-se. E agora, seus filhos vivem correndo por sua mansão, acompanhados por sua bela esposa. Sua vida triste e miserável ficara no passado distante.

          Um dia, ele resolveu voltar a sua terra natal, a sua velha fazenda.  Chegando lá, não reconheceu o lugar, pois se tornara uma enorme fazenda produtiva, cheia de alimentos e animais, cuidada por seus vizinhos, que não mais tinham esperança de sua volta. Ao longe, ele avistou uma montanha e alguns pássaros voando  em volta. Seu carro, do ano, logo estava a caminho da montanha. Chegando lá, ele subiu a montanha correndo, pois tinha grande pressa em alcançar logo o topo. Agora era um homem forte e decidido em suas ações. Bem diferente do homem de muitos anos atrás. Ao chegar no pico da montanha, não encontrou a caverna, e muito menos os tais objetos, frutos de sua incansável procura. Mas somente uma frase talhada (escrita) na pedra: “Quem vive olhando o tempo passar, nunca entenderá a beleza de passar o tempo vivendo”.  

 

 

 

PARA FAZER A VIDA ACONTECER DE VERDADE

 

         Se você cair, levante-se, mas levante-se com gosto, firme, não sinta vergonha de admitir seus erros, suas dores, suas falhas, pois você é humano, portanto imperfeito. Não terminado, mas em construção constante. Nem sempre, as falhas vêm para arruinar parcialmente ou totalmente nossa vida, pois os acertos e até mesmo os erros contribuem para nosso amadurecimento, nos faz mais humanos. E nesta busca da humanidade, perdida na confusão do mundo, encontramos o que realmente somos: as mais belas criaturas do Criador. Como dizia um poeta: “no final tudo termina bem, se ainda não está bem é por que ainda não terminou”. Nunca se esqueça: tudo é proveitoso, temos que tirar proveito de tudo, pois tudo que acontece em nossas vidas, acontece por uma razão. Se forem acertos, você deve repeti-los mais vezes; se forem erros, admiti-los e não mais cometê-los. O medo de caminhar pela vida pode nos paralisar, fazer retrocedermos em nossas conquistas e pode até ser mais confortável, mas é caminhando que se chega e ultrapassa obstáculos. O ouro de boa qualidade é provado no fogo. Não adianta ficar na beirada do caminho esperando carona, pois o trem da vida não para fora da estação, e você poderá ficar longe de suas metas, de sua dignidade.  É vivendo que se aprende a viver!

         Se tropeçar em algum obstáculo no meio do seu caminho, seja uma pedra, ilusões, chantagens baratas, mentiras, invejas, cobiças. . . Retire-os do caminho, para que outras pessoas que estiverem atrás de você, não cheguem a tropeçar também. Pois ninguém tem o direito de sofrer ou ser feliz sozinho. Querer o melhor para o outro é o verdadeiro sentido de ser feliz. É na convivência diária que temos a oportunidade de conhecer as pessoas, a nós mesmos e os outros. Os relacionamentos sadios que mantemos com o mundo e com as pessoas são as únicas coisas que realmente importam, caminham conosco por  todos os lugares e tempos. 

         Se sua boca for pronunciar palavras maldosas e amargas, faça questão de contrariá-las, pedir desculpas e perdoar-se. Palavras são capazes de ferir alguém muito mais que um tapa no rosto, deixam profundas marcas por toda a vida, são como os furacões que mesmo depois que passam fica a incerteza da reconstrução do ambiente. A melhor palavra em certas ocasiões é o silêncio. Pedir desculpas é a melhor forma de valorizar alguém e a você mesmo. Pois a humildade é a maior arma de um guerreiro astuto. Ofender é um ato de quem é fraco e desesperado, mas o perdão só dá quem é forte e consciente de suas próprias ações e limitações.

         Se for amar, ame de todo coração, doe-se, esteja sempre presente na festa e no apagar das luzes da pessoa amada, dê tudo o que puder: carinho, atenção... Nunca compre o amor das pessoas pelo valor material que você possui, isso pode até dar uma volta na vida de alguém, mas sempre voltará no mesmo lugar, a solidão. O dinheiro sempre vai, mas os verdadeiros sentimentos são eternos, são como as montanhas que estão sempre presentes no nascente e no poente do Sol. Ame como se nunca tivesse amado alguém daquela forma, inove. Faça do seu amor um aniversariante que necessita ser paparicado e cortejado, não só um dia no ano, mas sim em todos os dias, no caminho para a felicidade. Seu amor pode ser o aniversariante, mas quem se sairá bem será você, que irá ganhar muitos presentes! Que não serão comprados em lojas, mas no hipermercado do coração.

         Se for sorrir, sorria de forma verdadeira, sorria com o coração aberto para a felicidade! Um sorriso é o melhor presente que podemos oferecer a alguém. Sorria, pois o seu sorriso pode ser o único conforto para quem está triste. O nosso sorriso é um vento refrescante no deserto sufocante do mundo, que restabelece as forças e faz o andarilho continuar sua caminhada ao infinito. Quando sorrir, que o trânsito pare, a nuvem não tampe o sol, que não haja noite, para que todos possam ver em você o rosto do criador resplandecer.

         Se for conversar com Deus, agradeça em vez de pedir. Você só tem a agradecer, pelo sol que brilha intensamente para você, pela chuva fina que cai silenciosamente, pelo conforto onde você vive, pelo seu alimento diário, etc. Há realmente muitas coisas que necessitamos agradecer! Uma pessoa agradecida pelos presentes que recebe, está dando também o maior presente para quem lhe presenteou. O Criador fica feliz ao ver a felicidade de suas criaturas. E, quando for pedir algo, peça para Deus lhe dar coragem e força para manter-se uma pessoa abundantemente “rica” de vida. Sempre é a hora certa de voltar os olhos para a infinitude do céu e sua eternidade! A fé em algo maior nos impulsiona na caminhada do dia após dia. Nunca devemos olhar para as coisas negativas, pois a eternidade é totalmente feita das coisas positivas, e entre elas o mais importante: o amor.

         Se for conquistar novas amizades, conquiste-as com o coração, nunca conquiste amigos para saber que tem mais amigos que alguém, mas sim para saber em quem poderás confiar hoje e amanhã. Para se ter amigos, é preciso ser amigo primeiramente de alguém, pois a amizade vai e volta à própria pessoa que a dá sinceramente.  Amizade não se avalia pela quantidade, mas sim pela qualidade. É na convivência diária com alguém, que temos condições de dar e receber a amizade, um respeitando e o outro aceitando os valores individuais, sem querer transformar a relação em um jogo de interesses. Um verdadeiro amigo vale mais que todas as riquezas do mundo, pois é aquele que atravessa com você o mar tempestuoso da vida.

         Se for acordar, acorde já feliz pelo fato de ter acordado, agradeça a Deus por mais um dia, pela oportunidade de começar novamente, e pense positivo em tudo que irá fazer! Lembre-se: o que irá acontecer hoje é resultado do que fez no ontem e irá influenciar no amanhã. Assim, não plante cactos, para não colher espinhos. O mundo sempre te tratará, como você tratar o mundo. Os problemas, pelos quais você possa estar passando no momento, foram feitos por você mesmo e somente você poderá resolvê-los eficazmente. Nossa vida é um espelho que reflete as convivências do nosso dia-a-dia, por isso verifique sempre quem são as pessoas que andam a sua frente ou ao seu lado. Elas estão contribuindo para o seu crescimento, ou estão podando suas tentativas de produzir bons frutos?

          Se você for viver, viva, mas viva verdadeiramente, aproveite todos os dias de sua vida. Não viva como quem simplesmente passa pela vida ou deixa a vida passar por ele.  Lembre-se sempre que os maiores prazeres estão nas pequenas coisas que fazemos ou que ganhamos da pessoa amada. Um simples gesto pode ficar marcado pelo resto de nossas vidas, por isso ame sem medo de dar vexame, ame sem culpa, ame sem medo do que os outros vão pensar a seu respeito. Seja um eterno apaixonado pelas criaturas do Criador. Ame! Pois quem ama vive sempre mais e em grande felicidade! Para viver bem, lembre-se: “Cair é um ato para muitos, mas levantar-se é um ato para os que aprenderam a viver de verdade, admitindo seus erros com sinceridade e lutando por sua humanidade”. Aprenda a viver!

 

O AUTOR

clip_image002

 

          José Maria Cardoso, nasceu no dia 31 de janeiro de 1978, em uma cidade do interior de Minas Gerais, chamada Ipanema. Formado no Curso Normal de Magistério em 1995, não mais parou de trabalhar na arte de ensinar. Época também em que descobriu sua vocação para a música, tocando Contra-Baixo por vários anos na Banda Municipal Genuíno Napoleão Magalhães. Atualmente é educador da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipanema - MG, professor de Informática Básica no Centro Cultural de Ipanema, professor de Cursinhos Pré-vestibulares e aluno do Curso Normal Superior de Ipanema, ligado ao Centro Universitário de Caratinga – UNEC. Entre os seus vários trabalhos voluntários, destaca-se sua participação na atual Diretoria do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, ligado a SSVP.

          O autor possui vários artigos de opinião, artigos científicos, mensagens, poesias e textos informativos e motivacionais, publicados em jornais e folhetos de circulação regional. Sendo também muito requisitado para palestrar sobre assuntos diversos, principalmente para o público jovem.  

 

OBS.: TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI SÃO DA ÉPOCA, 2004.

 

BIOGRAFIA ATUAL:  

 

 

José Maria Cardoso, nasceu no dia 31 de janeiro de 1978, na cidade de Ipanema, Minas Gerais, Brasil. Formado no Curso Normal de Magistério na EE Coronel Calhau em 1995, Graduado no Curso Normal Superior em 2005 no Campus de Ipanema do Centro Universitário de Caratinga, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior em 2007, pela Universidade Candido Mendes – RJ e Pós-graduado em Inspeção Escolar em 2011 pela Faculdade do Noroeste de Minas. Ele foi um dos vencedores do I e II Prêmio de Poesia Cidade das Palmeiras e o ganhador do II Prêmio de Literatura Infantil Marilene Godinho da Secretaria de Cultura de Caratinga. Desde o ano de 2006 é Analista Educacional, da Equipe Pedagógica, da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga – MG. Palestrante e Contador de Histórias.

 

Outros Livros Editados do Escritor José Maria Cardoso:

 

1.      Totalidade Humana “Em Busca da Vida”, Editora Caratinga, 2004.

2.      Totalidade Humana II “Vidas Especiais”, Editora Caratinga, 2005.

3.      Conto, Reconto; Encontro Outro Conto, Editora Caratinga, 2008.

4.      Conto, Reconto; Encontro Outro Conto II, Editora Caratinga, 2010.

5.      I Prêmio de Poesia Cidade das Palmeiras, Editora Caratinga, 2010.

6.      A Rebelião dos Livros, Editora Caratinga, 2010.

7.      Recortes Poéticos, Editora Internacional EMOOBY, 2011.

8.      II Prêmio de Poesia Cidade das Palmeiras, Editora Caratinga, 2011.

9.      Ápeiron – Uma Última Esperança, Editora Internacional EMOOBY, 2011.

 

Blog: escritorjmcardoso.zip.net

          www.escritorjmcardoso.blogspot.com

 

E-mail: escritorjmcardoso@bol.com.br

             escritorjmcardoso@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário