segunda-feira, 11 de julho de 2011

ENTREVISTA ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO PARA A EDITORA EMOOBY

1- Fale-me sobre si. Como é o seu dia a dia?

LANÇAMENTO A REBELIÃO DOS LIVROS

Meu nome é José Maria Cardoso, tenho 33 anos e mais de 15 anos dedicados à educação. Atualmente sou Analista Educacional Pedagogo da Divisão de Equipe Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, Minas Gerais, Brasil. O meu trabalho consiste principalmente em assessorar as escolas analisando o seus aspectos pedagógicos e sugerindo intervenções para melhoria do rendimento e aprendizagem dos alunos. As minhas atividades de produção como escritor são realizadas nas madrugadas sem sono (que são muitas e frequentes) e nos finais de semana.

2- Porque Começou a escrever?

Desde os primeiros anos de escolaridade que meu bom desempenho ao produzir texto já era notado e até incentivado pelos professores. Mas somente por volta do ano 2000 que a ideia de ser um escritor começou a formar-se. No ano de 2001 escrevi meu primeiro livro ÁPEIRON – UMA ÚLTIMA ESPERANÇA, que é um livro de ficção fantástica recriando toda uma época, personagens e situações de conflito. O livro ÁPEIRON – UMA ÚLTIMA ESPERANÇA apesar de ser o meu primeiro livro escrito, somente agora em 2011, foi editado pela EDITORA EMOOBY. Tenho um ritmo de trabalho com a escrita bem regulamentado, com aproximadamente duas horas diárias de muita transpiração e uma pitada de inspiração. Escrever aos poucos deixou de ser apenas diversão, passando a fazer parte importante da minha vida pessoal e profissional.

3- Como retrata a literatura no século XXI?

A literatura continua a cumprir o seu papel de encantar as pessoas através da organização e harmonização das palavras, mas está passando por uma transformação rápida e sem volta no quesito suporte; o livro impresso deixou de ser o único suporte para a literatura. A literatura de hoje precisa acompanhar o dia a dia de seus leitores que vivem com a tecnologia na ponta dos dedos, imagens e mais imagens iludindo os olhos e sons ensurdecedores nos ouvidos. Ou seja, a literatura precisa usar de outros suportes (meios) para conquistar e estar disponível para os leitores, unindo palavras, imagens e sons com maestria.

4- Considera-se um escritor de sucesso?

Sim. Já possuo um certo público que lê e consome o que eu escrevo; com milhares de livros vendidos.

Meus Livros Editados:

1. Totalidade Humana “Em Busca da Vida”, Editora Caratinga, 2004.

ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO LIVROS (8)

2. Totalidade Humana II “Vidas Especiais”, Editora Caratinga, 2005.

ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO LIVROS (9)

3. Conto, Reconto; Encontro Outro Conto, Editora Caratinga, 2008.

ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO LIVROS (1)

4. Conto, Reconto; Encontro Outro Conto II, Editora Caratinga, 2010.

ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO LIVROS (7)

5. I Prêmio de Poesia Cidade das Palmeiras, Editora Caratinga, 2010.

I PRÊMIO DE POESIAS CIDADE DAS PALMEIRAS

6. A Rebelião dos Livros, Editora Caratinga, 2010.

A REBELIÃO DOS LIVROS CAPA

7. Recortes Poéticos, Editora EMOOBY, 2011

175405_135850959813983_127108874021525_242909_7728491_o

8. II Prêmio de Poesia Cidade das Palmeiras, Editora Caratinga, 2011.

CAPA II PRÊMIO DE POESIA CIDADE DAS PALMEIRAS

9. Ápeiron – Uma última esperança, Editora EMOOBY, 2011.

Apeiron 2

5- Como avalia o seu trabalho, nos últimos anos, que

pensam os seus amigos sobre o seu trabalho?

O meu primeiro livro TOTALIDADE HUMANA EM BUSCA DA VIDA foi lançado em outubro de 2004. Este primeiro livro apresentava uma porção de textos motivacionais, mas longe de ser considerado como uma obra literária. De lá para cá estudei e aprendi muito sobre como se escreve e organiza literatura. Hoje, escrevo e transito pelos diversos gêneros textuais com uma certa autonomia e certamente com muito mais prazer. As pessoas gostam e comentam através de emails que minha forma de escrever é envolvente e misteriosa.

6- O que fez para melhorar os seus trabalhos?

Através da leitura dos grandes clássicos da literatura mundial e do estudo constante sobre os diversos gêneros textuais e suas particularidades.

7- Já concorreu a algum prêmio? Qual?

Ganhei vários dos prêmios de literatura de que já participei. Destaca-se: I PRÊMIO DE POESIA CIDADE DAS PALMEIRAS 2010, II PRÊMIO DE LITERATURA INFANTIL MARILENE GODINHO 2010 e II PRÊMIO DE POESIA CIDADE DAS PALMEIRAS 2011, todos da Secretaria de Cultura da Cidade de Caratinga, Minas Gerais; que resultaram na publicação dos livros com o mesmo nome do prêmio.

8- Qual é a sua opinião em relação ao novo formato que esta a trabalhar a EMOOBY?

Inovador e surpreendente. Uma forma de edição rápida e que proporciona a oportunidade de vender milhares de livros em questão de segundos pelos sites de venda on-line.

9- Como avalia as novas tecnologias, e a transformação do livro?

As novas tecnologias vieram para democratizar o acesso de todos à literatura e às outras artes em geral, modificando os suportes (meios), a velocidade de propagação e, principalmente, o custo de edição e consumo desta literatura.

10- Alguma vez pensou publicar em formato virtual?

Somente depois de conhecer a proposta da EMOOBY.

11- O que o levou a publicar com a EMOOBY?

Um email enviado pela então EDITORA E-MADEIRA (depois EMOOBY) dizendo que estava inaugurando um novo formato de edição de livros e convidava os escritores a enviarem seus escritos para avaliação e possível edição. Eu enviei o meu livro RECORTES POÉTICOS, o texto foi aprovado, editado e publicado de forma rápida e eficiente.

12- Na sua opinião como relata o trabalho da EMOOBY e o seu desempenho?

Uma editora que veio para preencher um espaço ainda não explorado da internet e das novas tecnologias. O trabalho de seus editores é muito profissional e eficiente em todos os aspectos, deixando o escritor totalmente informado sobre os passos da edição. Eu recomendo sempre aos meus amigos escritores que tenham a EMOOBY como editora pois ela faz um trabalho de edição e divulgação excelente e objetivo.

ESCRITOR JOSÉ MARIA CARDOSO

escritorjmcardoso@bol.com.br

www.escritorjmcardoso.blogspot.com.br

escritorjmcardoso.zip.net

Sem comentários:

Enviar um comentário